Fatos sobre Sapos

Parte 2

O CICLO DE VIDA

Ciclo de vida é a seqüência de mudanças pelas quais um indivíduo passa, resultando na habilidade de reproduzir um outro indivíduo. A maioria dos sapos segue esse princípio básico do ciclo de vida. Primeiro, o sapo macho se agarra às costas da fêmea e coloca suas patas dianteiras em volta dela, como se estivesse dando um grande abraço. A fêmea, então, coloca os ovos. Nesse momento o sapo macho  solta seu esperma na água (pode ser em outros lugares mas na água é mais comum). Alguns dos espermas vão encontrar os ovos e outros não.Os ovos que têm contato com o esperma serão fertilizados e assim continuarão a jornada até que se tornem girinos. Os ovos e o esperma que não se encontram, morrem ou são comidos por outros animais.

Alguns sapos colocam só dois ovos mas há os que conseguem colocar até 20.000! Freqüentemente os delicados ovinhos  ficam grudados entre pedras de riacho ou dentro de tocos de madeira, dentro da água. Às vezes ficam livres, flutuando. Cada ovo contém uma gema que alimenta o girino, assim como a gema do ovo de galinha alimenta o pintainho.

Os girinos permanecem dentro do ovo por tempos diferentes. Isso depende da temperatura fora d' água  e do tipo de sapo.

Os girinos não se parecem nada com sapos. Têm o corpo redondo, rabo comprido e não têm pernas! Quando eles vão crescendo, acontece uma espantosa transformação. Pernas e braços começam a crescer e boca começa a alargar. Passam a respirar pelos pulmões em vez de guelras e o girino passa a ser observado fora da
água.

Então o rabo desaparece e o girino passa a ser um sapo adulto.

Dependendo do tipo de sapo pode levar dias, semanas ou anos para que o ciclo da vida seja completado!

Um sapo pode viver até 40 anos!!

Seja amigo dos sapos!

Se você vir ovinhos ou girinos perto de riachos, não os toque!! O ciclo de vida está em andamento para que os sapos  cresçam. Se puder, visite o local diariamente e veja as como os ovinho e os girinos vão mudando.

  

Atividades Sugeridas:

1- Redação: " A Primeira vez que vi um sapo"
2- desenho: " A minha cara quando vi um sapo pela primeira vez"