O Pacote Rato

Parte 2


TIPOS DE RATOS E CAMUNDONGOS

RATOS

Há  ratos e camundongos de vários tamanhos e formas diferentes. Considerando que a maioria dos ratos são encontrados na Ásia e na África, como eles chegaram aqui? Bem, dois tipos de ratos – o preto e o marrom - se espalharam pelo mundo se escondendo em navios.

  • Ratos Pretos - São ratos que vivem em árvores, originários da Indonésia. Eles crescem até atingirem de 35 a 40 cm do nariz até a ponta do rabo e têm focinhos bem pontudos. Eles são especialistas em escalar lugares altos e costumam fazer seus ninhos em árvores ou edifícios. Eles são omnívoros , o que significa que comem qualquer tipo de planta ou animais.

  • Marrons ou Ratos Noruegueses - Esses vivem no nível da terra, originários da Ásia central. São maiores que os ratos pretos e têm seus rabos mais curtos que o corpo. Podem crescer até quase 50 cm (tamanho total, incluindo o rabo). Os ratos marrons fazem sua casa na terra e também são omnívoros. Alguns tipos têm sido domesticados assim como os ratos brancos. Todos os ratos brancos que são usados em experimentos médicos são descendentes dos ratos pretos e dos marrons.
 CAMUNDONGOS


camundongos de colheita


Três dos camundongos mais comuns são: 

  • Camundongo do Campo – É originário da Ásia. Esse pequeno ratinho vive perto de riachos, florestas e jardins e come sementes, raízes e plantas. Medem entre 10 e 12 cm (sem contar o rabo). A pelagem é marrom avermelhado e eles fazem suas casas sob a terra.

  • Camundongo de Colheita – Medem de 5 a 7 cm e são os menores roedores do mundo! Fazem seus ninhos em lugares onde cresce grama alta. Eles usam folhinhas pra tecer o ninho, que são em formato de bolas. São excelentes escaladores e usam caules de plantas pra alcançar seus ninhos. Esse tipo de ratinho come plantas verdes, brotos, mas o que preferem são  as sementes. Eles “colhem” sementes, curvando plantas em direção ao chão.

  • Camundongo de Pata Branca – Medem de 15 a 20 cm (sem incluir o tamanho do rabo). Têm orelhas grandes em relação ao corpo. Vivem  em quase todos os lugares  e fazem seus ninhos em árvores, troncos de madeira e tocas abandonadas. Comem frutas, insetos, sementes e folhas.
     
     
    Seja um fiscal da Natureza!

Viu quanta variedade de ratos e camundongos existe? Citamos apenas os mais comuns. Continue lendo pra saber mais sobre o maravilhoso mundo dos ratos e camundongos! Se você vir um rato ou um camundongo em área selvagem, deixe-o viver. Observe, veja como ele vive, aonde ele vai. Tente identificar que tipo de rato é, mas não o importune, porque ele tem um importante trabalho a realizar. É possível que esteja  construindo um ninho ou procurando alimento.


Atividade sugerida:

1) Composição: Como ser um fiscal da Natureza