Animalearn & APASFA  Apresentam:
O Pacote Rato

Parte 1
 
RATOS, RATAZANAS E CIA

O que você imagina quando pensa num rato ou num camundongo? Talvez venha à sua mente a imagem de um personagem de desenho animado, como o Mickey, a Minnie ou outros  ratinhos daqueles que sempre estão aprontando com gatos, como é o caso do Tom e Jerry, por exemplo. Ou pode ser que  você  pense numa criatura pequena e sujinha, com bigodes longos e dentes enormes! Não importa a imagem que você faça deles. Lendo o que vem a seguir, você vai conhecer  fatos muito interessantes sobre ratos e camundongos. Você vai aprender sobre a família deles, sobre a variedade de cores e tamanhos, sobre curiosidades e fatos fascinantes relacionados a  esses animais, os tipos mais raros, como eles são usados na educação, em experiências que testam novos produtos e também você vai aprender a como ajudar esses animais, assim como perceber que eles não são assustadores. Na maioria das vêzes ele tem mais motivos pra ter medo da gente que a gente deles. Você também vai ficar sabendo de fatos interessantíssimos, que provam o quanto os ratos são espertos!!


VAMOS AOS FATOS

Ratos são pequenos animais cobertos de pelos. Eles têm o nariz pontudo e olhos pretos bem redondos, orelhas arredondadas e o rabo fino e comprido. Há mais de 570 tipos de ratos. A maioria deles só pode ser encontrada na Ásia e na África.

  • Camundongos são menores que ratos e também têm uma pelagem bem macia, nariz pontudo, olhos  e orelhas arredondados e rabo fino e comprido.Esses pequenos ratinhos são encontrados no mundo inteiro montanhas, campos, desertos, florestas e pertos de pântanos e córregos.

  •  
  • Ratos são mamíferos. Nós, humanos, também somos mamíferos, apesar de temos menos pelos sobre o corpo. Há alguns mamíferos que quase não têm pelo nenhum, como os elefantes, as baleias e os golfinhos.Todos nós, os mamíferos, alimentamos nossos bebês com leite produzidos pelas mães. As mamães ratinhas dão à luz da mesma maneira que os humanos.

  •  
  • Ratos, assim como os esquilos, os coelhos e os hamsters, fazem parte de um grande grupo de animais chamado roedores, cujos representantes são todos mamíferos. Os roedores incluem muitos animais diferentes, que têm longos dentes frontais que nunca param de crescer. Os dentes da gente param de crescer quando atingem um certo tamanho, mas os dentes de um roedor não param nunca! Eles têm que comer comida dura, como nozes, cereais e casca de árvores, pra que o  tamanho dos dentes não fique muito grande para a boquinha deles.Por isso estão sempre roendo!

  •  
  • Quando os ratos estão comendo comida dura, eles a seguram com as patas dianteiras. Eles limpam as patinhas e passam na cara e nos bigodes. Ratos e camundongos gostam de estar sempre limpos. Como  eles não têm chuveiro pra tomar um bom banho, eles se lambem, exatamente como fazem os gatos. Eles lambem as patinhas e passam pela cabeça e pela carinha. Llimpam atrás das orelhas com as patas e depois penteiam com as unhas, mantendo a pelagem sempre alinhada.

  •  
  • Todos os ratos e camundongos são noturnos. Isso significa que eles dormem durante o dia e ficam acordados durante a noite. Quando você está indo dormir, eles estão acordando, prontos para a primeira refeição .
Esses são só alguns fatos interessantes sobre esses animais.
Continue com a gente porque tem muito mais!



Atividades sugeridas:

1) Redação: O que eu aprendi hoje sobre os ratos e os camundongos
2) Desenhe um rato e um camundongo